Sonda Rosetta. |
Rosetta é uma sonda espacial construída e lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) com a missão de encontrar no espaço o cometa 67/Churyumov-Gerasimenko, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter, e fazer um estudo detalhado sobre o mesmo. A sonda integra o conjunto de missões Horrizon 2000 de ESA e é a primeira sonda a orbitar e a pousar num cometa.
Cometa 67/Churyumov-Gerasimenko. |
A sonda foi lançada a 2 de março de 2004 da base de Kourou, na Guiana Francesa, e só atingiu o alvo na metade de 2014. Desde o lançamento, a sonda já orbitrou cinco vezes o Sol, dois asteróides e Marte.
Depois de passar de passar 31 meses em estado de "hibernação" no espaço, em modo de rotação estabilizada com todos os equipamentos desligados, à exceção do computador de bordo, foi "acordada" com sucesso a 20 de janeiro de 2014 pelos cientistas da ESA, que enviaram o primeiro sinal após mais de dois anos e meio sem contacto.
A 6 de agosto de 2014 a sonda entrou com sucesso na órbita do cometa e a 12 de novembro de 2014 irá estacionar o módulo Philae na sua superfície.
Trajeto da sonda até ao cometa. |
Esta missão é muito importante para estudar as origens dos cometas e as suas relações com o material interestelar e também as implicações com as origens do Sistema Solar. Esta missão irá enviar informação para a Terra sobre o núcleo do cometa (caraterização, determinação das propriedades, morfologia e composição química, mineralógica e voláteis), determinar as propriedades físicas e a inter-relação entre as substâncias voláteis no núcleo do cometa, estudar o desenvolvimento da atividade do cometa e os processos que envolvem a camada superficial com o interior da cauda e estudar as caraterísticas do cometa, propriedades dinâmicas, morfológicas e composição da superfície. Com isto, espera-se que sejam esclarecidas pergunta e dúvidas sobre a formação do Planeta Terra.
Animação que mostra o trajeto da sonda, desde o lançamento até ao cometa.
Podes acompanhar a missão em direto aqui.
Fonte: http://www.astronoo.com/en/articles/rosetta-probe.html;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosetta
Sem comentários:
Enviar um comentário