"Pelo menos 29 pessoas ficaram feridas, cinco delas em estado grave, devido ao terramoto de magnitude 6,7 na escala de Richter que assolou a prefeitura de Nagano, centro do Japão, provocando a ruína a uma dezena de casas.
O sismo aconteceu às 22h08 locais de sábado com epicentro em Hakuba, no norte da prefeitura e a cerca de 200 quilómetros a nordeste de Tóquio.
O terramoto foi seguido de duas réplicas de mais de 4 graus de três dezenas de tremores de menor intensidade."
O Japão está localizado junto da plataforma continental Eurasiática e das placas do Pacífico e das Filipinas, o arquipélago está sujeito a grandes movimentos tectónicos. As ilhas são o resultado de uma série de movimentos orogénicos que empurram as montanhas e não o produto de uma simples erupção da crosta terrestre. A sua origem geológica data pelo menos do Período Silúrico da Era Paleozóica, há cerca de 408 milhões de anos, e as movimentações da crosta ainda continuam.
Este arquipélago está divido em duas zonas: nordeste e sudoeste. A zona nordeste é formada por rochas estratificadas do Período Neogénico da Era Cenozóica. Os sismos são mais violentos mais violentos nesta zona. A zona sudoeste surgiu num Período mais recente. A maior parte das rochas estratificadas nesta zona formou-se durante os Períodos do Paleozóico ou do Mesozóico. Há menos vulcões nesta zona e toda a atividade vulcânica tende a concentrar-se junto ao às linhas de costa devido à subdução das placas.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/39_feridos_em_sismo_no_japao.html
http://globedia.com/japon-temblor-grados-domingo-replica-azoto-pais
Sem comentários:
Enviar um comentário