quinta-feira, 21 de maio de 2015

Aquíferos

Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo. Tal como ocorre com as águas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminação. O uso crescente pela indústria, agricultura e consumo humano ameaça os aquíferos e coloca esse assunto na agenda ambiental do mundo todo.

Aquífero Confinado
Este tipo de aquífero dá-se quando a água subterrânea está confinada sob uma pressão superior do que a pressão atmosférica, isto, devido à existência de uma camada confinante impermeável acima do aquífero. Pelo facto de a água encontrar-se a uma pressão superior à atmosférica, quando se faz um furo para extração, a água sobe até a superfície sob a forma de repuxo, sendo o furo denominado furo repuxante.

Aquífero Livre
É uma formação geológica de característica permeável, parcialmente saturada de água. É formado por uma camada impermeável.. Neste aquífero existe uma superfície livre de água que se encontra à pressão atmosférica. Em aquíferos livres o nível da água varia segundo a quantidade de chuva e é o tipo de aquífero mais comum e mais explorado pelos homens. Porém, são também os aquíferos que apresentam maiores problemas de contaminação.

Reflexão: Os aquíferos são essenciais para o homem, pois é através deles que se extraia a água necessária para a vida.

Fonte: http://www.infoescola.com/hidrografia/aquifero/


2 comentários: