terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Formação de Cadeias Montanhosas: Obdução

Em algumas zonas do globo observa-se uma disposição inversa da situação andina (subdução), ou seja, material constituinte da litosfera oceânica sobre material de natureza continental; portanto, a litosfera oceânica cavalga um bordo continental, o que é um processo inverso da subdução. Este tipo de fenómeno é designado por obdução.
Os fenómenos de obdução são geralmente testemunhados pela presença de ofiolitos, que são atualmente como fragmentos laminados da crista oceânica, erguidos e incorporados numa determinada cadeia montanhosa, no momento do seu dobramento. 
Estas estruturas representam não só parte da crusta oceânica, mas também uma parte do manto. Este tipo de situação parece ocorrer preferencialmente onde existem litosferas jovens e finas, portanto, pouco densas e uma litosfera continental adelgaçada que ao ser sujeita e regimes compressivos pode experimentar cavalgamentos, ocorrendo então a obdução.

Esquema de uma situação de odbução
Paisagem de Omã. Zona de obdução



Fonte: http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-paisagem-em-om%C3%A3-image35729143
        http://geologiageologiageologia.blogspot.pt/2011/12/cadeias-montanhosas.html


1 comentário:

  1. Muito impressionante, como o nosso planeta consegue fazer coisas extraordinárias, uma boa informação que está aqui ! ;)

    ResponderEliminar