domingo, 23 de novembro de 2014

Sismo no Japão

"Pelo menos 29 pessoas ficaram feridas, cinco delas em estado grave, devido ao terramoto de magnitude 6,7 na escala de Richter que assolou a prefeitura de Nagano, centro do Japão, provocando a ruína a uma dezena de casas.
O sismo aconteceu às 22h08 locais de sábado com epicentro em Hakuba, no norte da prefeitura e a cerca de 200 quilómetros a nordeste de Tóquio.
O terramoto foi seguido de duas réplicas de mais de 4 graus de três dezenas de tremores de menor intensidade."

O Japão está localizado junto da plataforma continental Eurasiática e das placas do Pacífico e das Filipinas, o arquipélago está sujeito a grandes movimentos tectónicos. As ilhas são o resultado de uma série de movimentos orogénicos que empurram as montanhas e não o produto de uma simples erupção da crosta terrestre. A sua origem geológica data pelo menos do Período Silúrico da Era Paleozóica, há cerca de 408 milhões de anos, e as movimentações da crosta ainda continuam.
Este arquipélago está divido em duas zonas: nordeste e sudoeste. A zona nordeste é formada por rochas estratificadas do Período Neogénico da Era Cenozóica. Os sismos são mais violentos mais violentos nesta zona. A zona sudoeste surgiu num Período mais recente. A maior parte  das rochas estratificadas nesta zona formou-se durante os Períodos do Paleozóico ou do Mesozóico. Há menos vulcões nesta zona e toda a atividade vulcânica tende a concentrar-se junto ao às linhas de costa devido à subdução das placas.


Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/39_feridos_em_sismo_no_japao.html
         http://globedia.com/japon-temblor-grados-domingo-replica-azoto-pais


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Missão Rosetta da Agência Espacial Europeia

Sonda Rosetta.
Rosetta é uma sonda espacial construída e lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) com a missão de encontrar no espaço o cometa 67/Churyumov-Gerasimenko, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter, e fazer um estudo detalhado sobre o mesmo. A sonda integra o conjunto de missões Horrizon 2000 de ESA e é a primeira sonda a orbitar e a pousar num cometa.





Cometa 67/Churyumov-Gerasimenko.
A sonda foi lançada a 2 de março de 2004 da base de Kourou, na Guiana Francesa, e só atingiu o alvo na metade de 2014. Desde o lançamento, a sonda já orbitrou cinco vezes o Sol, dois asteróides e Marte. 
Depois de passar de passar 31 meses em estado de "hibernação" no espaço, em modo de rotação estabilizada com todos os equipamentos desligados, à exceção do computador de bordo, foi "acordada" com sucesso a 20 de janeiro de 2014 pelos cientistas da ESA, que enviaram o primeiro sinal após mais de dois anos e meio sem contacto.

A 6 de agosto de 2014 a sonda entrou com sucesso na órbita do cometa e a 12 de novembro de 2014 irá estacionar o módulo Philae na sua superfície.

Trajeto da sonda até ao cometa.
Esta missão é muito importante para estudar as origens dos cometas e as suas relações com o material interestelar e também as implicações com as origens do Sistema Solar. Esta missão irá enviar informação para a Terra sobre o núcleo do cometa (caraterização, determinação das propriedades, morfologia e composição química, mineralógica e voláteis), determinar as propriedades físicas e a inter-relação entre as substâncias voláteis no núcleo do cometa, estudar o desenvolvimento da atividade do cometa e os processos que envolvem a camada superficial com o interior da cauda e estudar as caraterísticas do cometa, propriedades dinâmicas, morfológicas e composição da superfície. Com isto, espera-se que sejam esclarecidas pergunta e dúvidas sobre a formação do Planeta Terra.

Animação que mostra o trajeto da sonda, desde o lançamento até ao cometa.

Podes acompanhar a missão em direto aqui.

Fonte: http://www.astronoo.com/en/articles/rosetta-probe.html;
         http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosetta